FOTOS

17 de dez. de 2011

Corpo e Mente vence a 4ª Etapa do Campeonato Pernambucano de Jiu-Jitsu 2011




A Federação Pernambucana de Jiu-Jitsu realizou no ultimo domingo (13.11.2011) no Ginasio de Esportes Osvaldo Carvalho na cidade de Petrolina, a 4ª Etapa do Campeonato Pernambucano de Jiu-Jitsu, evento que contou com a participação de atletas dos diversos municipios pernambucano, além de atletas do Ceara e Bahia.


Clasificação por equipes


1º Corpo e Mente; 2º Nova União; 3º Dojô; 4º GFTeam; 5º Carranca; 6º Edson Carvalho; 7º Stella Fight; 8º Centro de Treinamento Carcará; 9º Fight Club; 10º Dela Riva.

5 de out. de 2011

Campeonato Pernambucano de Jiu-Jitsu

A Federação Pernambucana de Jiu-Jitsu realizou no ultimo domingo (25.09.2011) no Ginasio de Esportes da cidade de Serra Talhada, a 3ª Etapa do Campeonato Pernambucano de Jiu-Jitsu, evento que contou com a participação de atletas dos diversos municipios pernambucano, além de atletas do Ceara e Bahia.

Serra Talhada foi representada pela Equipe Corpo e Mente/Nyl Jiu-Jitsu Team.







2 de abr. de 2011

MUAY THAI

HISTÓRIA E ORIGENS

Muay Thai ou Boxe Tailandês é uma arte marcial com mais de 1.000 anos de existência, que emprega violentas técnicas de ataque e defesa, de acordo com antigos escritos, as 8 armas básicas do Boxe Tailandês são os punhos, os cotovelos, os joelhos e os pés. Algumas modalidades de luta semelhantes, mas menos conhecidas também são praticadas em outros países asiáticos, como Birmânia, Laos e Camboja. A história do Boxe Tailandês está ligada à migração nos séculos XII e XIII da nossa época, das tribos Thai (cuja tradução é “Livre”), das Províncias de Jiangxi, Sichuan e Hubel, no sul da China, para região que hoje é a Tailândia. A maioria dos autores concorda que Muay Thai teve sua origem no Kung Fu chinês; o que não o desmerece nem diminui sua fama no panorama das artes marciais. O Kung Fu chinês provém de uma cultura ancestral e tem seu registro histórico datado de 2674 antes de Cristo.
Durante o século XIII a migração das tribos Thai foi muito intensa, devido à perseguição dos mongóis que vinham do norte. Em virtude disso alguns estudiosos supõem que o Muay Thai tenham se originado do Boxe Chinês(Kung Fu), sofrendo, porém alterações significativas através do tempo. Segundo uma outra corrente, o Muay Thai surgiu durante os repetidos combates entre os Tailandeses e seus vizinhos da Birmânia, do Khmer e do Vietnã. Uma antiga lenda tailandesa conta a história de um lutador chamado Nhai-Khon-Don, que após ser capturado pelos birmaneses, conseguiu se libertar de 12 espadachins. Em homenagem a este homem se realizam anualmente torneios de Muay Thai. Segundo uma outra lenda do século XIV, o resultado da luta de dois boxeadores determinaria o nome daquele que subiria ao trono da Tailândia . Após a morte do velho Rei Sem Muang Ma, seus filhos Feng Kong e Yi Kumkam não conseguiram chegar a um consenso sobre qual dos dois assumiria o lugar do pai. Essa rixa quase se transformou em guerra civil. Os representantes dos dois lados decidiram, então, que o futuro rei seria o lutador que se sagrasse campeão em uma luta de boxe. O vencedor , coroado rei, foi um lutador do acampamento de Yi Kumkam. O registro mais antigo sobre Muay Thai é do ano de 1560 e descreve a luta entre o príncipe tailandês Naresuon e o herdeiro do trono birmanês. A luta durou algumas horas e terminou com a morte do herdeiro do trono da Birmânia, o que fez com que o seu povo, após perder o seu líder, suspendesse o ataque aos tailandeses. Muay Thai teve o seu ponto alto durante o reinado de Pra-Chao-Sua (início do século XVIII), que também era mestre nesta arte marcial. Conta-se que o rei, chamado "O Tigre", tinha o hábito de sair secretamente do Palácio para participar de torneios de luta. Para não ser reconhecido, usava uma máscara e, na grande maioria das vezes, vencia seus adversários. Nesta época, o Muay Thia fazia parte da preparação para a formação militar e era ensinado em todas as escolas.
No início não havia categorias (definidas de acordo com peso) e nem os rounds. As lutas eram muito violentas; os lutadores lutavam descalços e sobre as mãos usavam bandagens de cânhamo ou de tecido de algodão; a proteção do baixo ventre era feita com cascas de coco. Eram permitidos todos os tipos de técnicas de ataque com as mãos, braços e pés, com pouquíssimas restrições. Para fortalecer os punhos e os pés, o treinamento incluía, entre outros, bater em troncos de palmeiras, correr longas distâncias e exercícios dentro da água. A alimentação dos lutadores era basicamente vegetariana. Também era vegetariana a alimentação dos monges budistas de Shaolin, líderes na codificação do Kung Fu chinês. As aplicações de algumas técnicas desta época se mantiveram inalteradas até os dias de hoje. Após a 2º Guerra Mundial, porém, o Muay Thai sofreu grandes mudanças, sobretudo no tocante às regras. As mudanças fizeram com que esta antiga arte marcial se transformasse em uma modalidade esportiva de luta muito atraente, contando atualmente com um número de adeptos. Estas pessoas se dedicam ao Muay Thai para aprimorar a autodefesa ou, simplesmente, praticar um esporte.

RAM MUAY

Uma das características do Boxe Tailandês, que contribui para torná-lo mais atraente, é o acompanhamento musical(música ao fundo). Uma outra particularidade é o ritual executado pelos lutadores antes do início do combate. Uma orquestra composta de tambores, címbalos e flautas de Java acompanha a luta ritmadamente. É importante que cada um dos músicos conheça bem o boxe Tailandês . O ritual que antecede a luta(Ram Muay) é executado de acordo com as antigas tradições. Inicialmente, o boxeador cumprimenta o público, fazendo uma reverência e mantendo as mãos acima da cabeça. Os técnicos recebem saudação semelhante. A seguir, serão executados movimentos lentos, semelhantes aos de uma dança que, em verdade, simbolizam os movimentos do Boxe Tailandês. Traduzido de maneira grosseira, Ram Muay significa "afugentar o medo do coração" e a principal finalidade desta apresentação é a de que o boxeador se concentre para a luta. Todo este ritual pode durar alguns minutos e aqueles que tiverem bons conhecimentos de Boxe Tailandês estarão aptos a reconhecer a que escola o boxeador pertence, após ve-lôs executar estes movimentos. Após cada um dos lutadores ter terminado seu ritual , se dirigem para cantos opostos do ringue , onde receberão as últimas instruções do treinador e do segundo. A seguir , esperam que soe o gongo. Pouco antes do início da luta, os boxeadores retiram as testeiras (Mong-Kon) de suas cabeças, usadas durante o ritual e que fazem parte da vestimenta tradicional.

TECNICAS BÁSICAS

O Muay Thai é uma técnica de luta de contato muito eficiente em função de sua prática ser o mais próximo do combate real possível. Durante os treinos o praticante não aprende só a dar golpes como também a recebê-los. O Muay Thai é uma técnica eficiente porque é dinâmica,durante sua prática a defesa de um golpe é um novo ataque ou uma defesa seguida de um ataque seguidamente. O praticante de Muay Thai visa o nocaute e não marcar pontos, os golpes são dados seqüencialmente e não isolados. Quando o Muay Thai se tornou uma forma esportiva de luta ele englobou técnicas de boxe ocidental (boxe inglês) a seu arsenal de técnicas devastadoras

Técnicas básicas.

JAB: O Jab é um soco lançado com a mão da frente tendo como o alvo o queixo do oponente.

DIREITO: O Direto é lançado com a mão de trás tendo como o alvo o queixo também.

CRUZADO: O Cruzado é um golpe que cruza a linha frontal da guarda do oponente. É executado a média distância.

UPPER: O Upper é um golpe que executado de baixo para cima tendo como alvo o queixo do oponente. É executado a média distância.

COTOVELADAS: As cotoveladas são golpes impulsionados pelos quadris utilizando as pontas dos cotovelos como armas. Podem ser lançados de todas as direções possíveis.

CHUTE FRONTAL: O chute frontal é um golpe que tem por função parar o ataque de um adversário ou de preparação para um segundo golpe.

CHUTE CIRCULAR: Esta é a técnicas de chute mais usadas no Boxe Tailandês. Utiliza-se a canela para golpear o adversário com força. Este é chamado de o "rei de todos os chutes".

JOELHADAS: Nenhuma outra modalidade de luta asiática utiliza os joelhos com tanta eficiência como o Muay Thai. As joelhadas podem ser aplicadas em Clinch ou não, em diferentes partes do corpo.

GUARDA: As mãos devem ficar mais ou menos na altura das sobrancelhas, fechadas ou semi-fechadas. Os cotovelos devem ficar quase encostados no corpo. As pernas ficam ligeiramente flexionadas e o pés não devem nunca ficar na mesma direção, ou seja, em linha reta. Os pés devem também ficar mais ou menos na largura dos ombros.
O queixo deve ficar quase encostado no peito, para ficar protegido.

No Muay Thai, além de tapas, existiam outros tipos de chutes, sendo que o Muay Thai era muito parecido com o Kung Fu. Após a adoção das regras internacionais, o Muay Thai aprimorou suas técnicas e, por conseguinte os chutes também foram aprimorados.

Regras e graduações

Existem duas categorias com características bem específicas no Muay Thai - amador e profissional. No Muay Thai profissional, os competidores só podem usar luvas, protetor bucal e genital, também conhecido como coquilha. Já nas lutas de Muay Thai amador, os competidores podem usar também outros acessórios como caneleiras, cotoveleiras e protetor de tórax.

No Muay Thai amador, cada luta possui 4 rounds com duração de 2 minutos de combate. Já no profissional, as lutas possuem 5 rounds de 3 minutos de combate. Tanto no amador como no profissional, a recuperação entre um round e outro é de apenas 1 minuto.

Divisões de pesos

PAPER: 42 kg, PIN: 42 - 45 kg, LIGHT FLY: 48 kg, FLY: 48 - 51 kg, BANTAM: 51 - 54 kg, FEATHER: 54 - 57 kg, LIGHT: 57 - 60 kg, LIGHT WELTER: 60 - 63,5 kg, WELTER: 63,5 - 67 kg, LIGHT MIDDLE: 67 - 71 kg, MIDDLE: 71 - 75 kg
LIGHT HEAVY: 75 - 81 kg, CRUISER: 81 - 86 kg, HEAVY: 86 - 91 kg, SUPER HEAVY: + 91 kg.

Técnicas Proibidas

Algumas técnicas são terminantemente proibidas em qualquer luta de Muay Thai. Golpes na nuca, por exemplo, não podem ser aplicados em hipótese alguma. Também é proibido agarrar o pescoço do adversário com o intuito de asfixiá-lo (mesmo durante o Clinch).
Confira outras técnicas inválidas:

Varrida – não é válido enganchar a perna do adversário com o intuito de derrubá-lo.
Agarrar – não é permitido agarrar a perna do adversário se não for para aplicar um chute ou golpe de joelho.
Chutar com o calcanhar – durante o Clinch não é permitido chutar a perna do adversário com o calcanhar.
Golpes na cabeça – dar uma cabeçada pode ter algumas conseqüências. Se o golpe for intencional e o adversário sofrer um corte e não puder continuar a lutar, o lutador que aplicou a cabeçada por querer será desclassificado. Se por acaso quem levou a cabeçada puder continuar a lutar, será descontado meio ponto do lutador infrator. E se a cabeçada acontecer no 1º round, será decretado o término da luta.
Golpes nos genitais – se o golpe for intencional, quem cometeu a infração será desclassificado. Se o golpe for acidental, é descontado meio ponto de quem aplicou o golpe.

Pontuação

Para contar os pontos em um round, os juízes levam em conta a postura no ringue, a utilização de técnicas específicas do Muay Thai, a evasão e defesa dos golpes do adversário, a utilização de todos os membros como pernas, joelhos, cotovelos e punhos e, a efetividade dos golpes. Não cair também é muito importante no Muay Thai. Confira a pontuação:

5 para quem vencer o round;
4,5 para quem perder o round com uma diferença mínima isto é, sem quedas;
3,5 para quem perder o round com diferença de uma queda;
3 para quem perder o round com diferença de mais de uma queda.

Sistema de Graduação

No Brasil, as entidades responsáveis por realizar e supervisionar os exames de grau é a Confederação Brasileira de Muay Thai, fundada há 14 anos, e a Confederação Brasileira de Muay Thai Tradicional. A CBMTT inclusive possui um Sistema Nacional de Graduação, através do qual os atletas filiados podem acompanhar toda a sua própria evolução.
Até pouco tempo atrás, a corda que simbolizava a graduação era chamada de “kruang”. Atualmente utiliza-se o termo “prajied”, que é o mesmo praticado na Tailândia.


Vocabulário

SOCO

MAH NUM - SOCO COM A MÃO DA FRENTE (JEB);
MAH TRONG - SOCO COM A MÃO DE TRÁS (DIRETO);
MAH TAHWER - CRUZADO CURTO;
MAH UEHN - CRUZADO LONGO;
MAH SUY - GANCHO – APPER.

CANELADA

TEH TAD - CANELADA LATERAL;
TEH CHIEN - CANELADA DE BAIXO PRA CIMA (SEM MOVIMENTO DE QUADRIL);
TIEP - FRONTAL COM A PERNA DA FRENTE;
TIEP TRONG - FRONTAL COM A PERNA DE TRÁS.

JOELHADA

KAOH – JOELHADA;
KAOH TAD - JOELHADA LATERAL;
KAOH TRONG - JOELHADA FRONTAL;
KAOH TIH - JOELHADA LATERAL COM A PERNA EM ANGULO RETO.

COTOVELADA

SOH TAD - COTOVELADA LATERAL (MOVIMENTO DE BRAÇO COMO SE FOSSE UM CRUZADO);
SOH TI - COTOVELADA DE CIMA PARA BAIXO;
SOH NAI - COTOVELADA DE BAIXO PRA CIMA;
SOH GLAB - COTOVELADA GIRATÓRIA
SOH KA TUM - COTOVELADA DE BAIXO PRA CIMA USANDO O QUADRIL (COMO SE VC FINTASSE UM MAH TRONG, A MÃO CAÍSSE E VC VOLTASSE COM O COTOVELO PRA CIMA);
TAH MA LAH - DEFESA COM COTOVELO.
BAH TA LU PAK TIEP (NA ALTURA DO ROSTO DO ADVERSÁRIO, USADO EM CONTRA GOLPE).

ESQUIVA

TU QUÁH - MOVIMENTAÇÃO PARA A ESQUERDA;
TU SAI - MOVIMENTAÇÃO PARA DIREITA.