FOTOS
24 de jan. de 2012
RESPEITO, DISCIPLINA E ORGANIZAÇÃO.
Muito já se escreveu sobre as artes marciais, suas origens, suas técnicas e suas virtudes, mas este não é nosso objetivo.
Pretendemos com estas breves linhas, dar aos nossos alunos e alunas, crianças, adolescentes e adultos, uma pequena visão do caminho a ser seguido na escola e por extensão na sua vida diária.
No longo caminho das artes marciais, jornada que nunca termina, pois aqueles que as praticam não se aperfeiçoam para lutar, mas sim, lutam para se aperfeiçoar, o praticante deve ter em mente os três princípios básicos que sustentam as artes marciais.
RESPEITO – DISCIPLINA – ORGANIZAÇÃO
DO RESPEITO
O Respeito inicia-se ao chegar a sua escola, local da prática de seu esporte. Assim, antes de entrar no “tatame”, verifique se o seu “quimono” está limpo, sua faixa corretamente amarrada, suas unhas cortadas, seus pés limpos, não use correntes, pulseiras, anéis, brincos etc., no caso de alianças ou anéis que não saiam, envolva-os com esparadrapo. Respeite seu local de aprendizagem e treinamento.
Cumprimente seu Professor, respeite os mais graduados aceitando suas sugestões e respeite os menos graduados auxiliando-os quando necessário, lembre-se sempre de não se orgulhar de haver vencido um adversário: o que venceste hoje poderá derrotar-te amanhã. Assim, respeitando seus companheiros de treino você estará respeitando-se e conhecendo-se melhor.
“Lembre-se: conhecer-se é dominar-se, dominar-se é triunfar”.
DA DISCIPLINA
A Disciplina aproxima o praticante do verdadeiro espírito da arte marcial, ou seja, disciplina em realizar os exercícios fundamentais que se repetem faixa a faixa, disciplina em manter o treinamento nas épocas quentes do verão ou frias do inverno, disciplina para através de árduo treinamento chegar a possuir inteligência para compreender aquilo que lhe ensinam; paciência para ensinar aquilo que aprendeu aos seus companheiros, e fé para acreditar naquilo que não compreende.
Lembre-se: saber cada dia um pouco mais e usá-lo todos os dias para o bem, esse é o verdadeiro caminho.
DA ORGANIZAÇÃO
A Organização é o terceiro princípio ou parte do tripé de sustentação da nossa atividade e está ligada a capacidade do praticante em utilizar com eficácia a disciplina e o respeito.
Podemos resumi-la nesta pequena citação:
“Nas águas do rio da vida chega mais longe quem nada como deve, quando deve e até onde deve”.
Logo, respeite o seu objetivo, organize-se para alcançá-lo e tenha disciplina para realizá-lo.